IRC Centro Internacional de Negócios da Madeira responsável por mais de metade do IRC
IRC

Centro Internacional de Negócios da Madeira responsável por mais de metade do IRC

O Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM) foi responsável por 53% do total da receita de IRC arrecadada na região em 2015, representando 87,5 milhões de euros, de acordo com os dados da Secretaria Regional de Finanças.
Centro Internacional de Negócios da Madeira responsável por mais de metade do IRC
Lusa 02 de junho de 2016 às 15:56

"Por imposto, o IRC ascendeu a 87,5 milhões de euros, correspondentes a 53% da receita total de IRC de 2015, que ascendeu a 164,5 milhões de euros", indicam os dados a que a Lusa teve acesso.

 

Este valor de 53% representa um aumento de 1,7%, relativamente a 2014, e um aumento de 11,7% de receita gerada de IRC, comparativamente a 2013.

 

Quanto à receita fiscal total gerada no CINM, essa "foi de 130,6 milhões de euros em 2015, correspondente a cerca de 15% da receita fiscal total cobrada nesse ano e que ascendeu a 886,8 milhões de euros".

 

O Secretário Regional das Finanças, Rui Gonçalves, reconhece que os valores demonstram a importância que "o centro tem na captação de receita, ainda para mais, receita que não corresponde a esforço fiscal de contribuintes da região".

 

O governante recorda que, "numa altura em que existem iniciativas de partidos políticos, mais de esquerda, que procuram deitar por terra este importante instrumento de desenvolvimento", o centro assume importância ainda maior.

 

Reitera não ser "difícil perceber o problema que o próprio Estado teria se a região deixasse de receber um valor tão elevado de receita fiscal", deixando uma pergunta: "Como é que o Estado compensaria a Madeira se tomasse alguma iniciativa para acabar com o CINM", reconhecendo ver tal "com muita dificuldade".

 

Conclui que "o mais sensato é continuar a defender o CINM", porque a receita arrecadada "é a prova provada da importância do centro".

 

De acordo com os dados da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), que gere o centro, "a 31 de Dezembro de 2015 encontravam-se a operar no âmbito do CINM 2.016 entidades.

 

O capital social agregado destas sociedades perfazia um total de 4.771 milhões de euros, de acordo com a SDM.

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI