Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

China confirma visita oficial do presidente Hu Jintao a Portugal

O presidente chinês Hu Jintao vai realizar na próxima semana uma visita de Estado a Portugal e a França, anunciou hoje o ministério chinês dos Negócios estrangeiros.

Lusa 28 de Outubro de 2010 às 09:19
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
Ao pedido dos presidentes francês, Nicolas Sarkozy, e português, Cavaco Silva, "o presidente da China Hu Jintao vai deslocar-se de 04 a 07 de Novembro numa visita de Estado a França e a Portugal", indicou num comunicado Ma Zhaoxu, porta-voz da diplomacia chinesa.

A visita de Estado de Hu Jintao acontecerá alguns dias antes da França assumir a presidência do G20, a 12 de Novembro.

A visita deverá permitir a assinatura de acordos, nomeadamente nos domínios da aeronáutica com a Airbus e da energia nuclear, indicou fonte informada.

Uma das prioridades de Paris para a sua presidência do G20 será uma reforma do sistema monetário internacional, numa altura em que a China é acusada pelos Ocidentais de manter a sua moeda, o yuan, a um nível subavaliado que acentue ainda a competitividade dos seus produtos.

No fim de Abril, durante a segunda visita de Estado de Nicolas Sarkozy à China, Paris e Pequim decidiram abrir "uma nova página" nas suas relações após meses de conflito em torno da questão do Tibete.

A China ficou incomodada com o encontro no fim de 2008 entre o chefe de Estado francês e o Dalaï Lama, líder espiritual dos budistas tibetanos.



Ver comentários
Outras Notícias