Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Comboios de alta velocidade vão custar cerca de 525 milhões

Portugal vai gastar cerca de 525 milhões de euros na aquisição dos comboios de alta velocidade. Em média, cada comboio para circular a uma velocidade de 350 quilómetros por hora custa 25 milhões de euros. Para o serviço comercial das ligações Lisboa/Porto

Negócios negocios@negocios.pt 28 de Abril de 2008 às 07:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Portugal vai gastar cerca de 525 milhões de euros na aquisição dos comboios de alta velocidade. Em média, cada comboio para circular a uma velocidade de 350 quilómetros por hora custa 25 milhões de euros. Para o serviço comercial das ligações Lisboa/Porto e Lisboa/Madrid vão ser necessários 21 comboios.

A notícia é avançada pelo "Diário de Notícias" que adianta que até final do ano, a Rave vai lançar o concurso internacional para o fornecimento dos comboios que irão servir a alta velocidade. É uma corrida contra o tempo, já que em média entre a adjudicação e a homologação do comboio são necessários quatro anos, dos quais 27 a 30 meses dedicados exclusivamente à concepção e construção do veículo, desenvolvido de acordo com as especificações dos clientes. A Rave aponta para a entrada em funcionamento das linhas Lisboa/Madrid em 2013 e Lisboa/ Porto em 2015. O planeamento da Rave prevê a entrada em funcionamento da linha Porto/Vigo em 2013, concebida para uma velocidade de 250 km/h, podendo ser desviados os comboios pendulares, que fazem Lisboa/Porto e Lisboa/Faro, para este serviço numa extensão de apenas 55 quilómetros, de acordo com o mesmo jornal.

Ver comentários
Outras Notícias