Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Comissão Europeia espera legislação da taxa sobre transacções financeiras até Novembro

Medida foi ontem anunciada por Angela Merkel e Nicolas Sarkozy.

Negócios negocios@negocios.pt 17 de Agosto de 2011 às 14:41
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...
A Comissão Europeia vai preparar a proposta para o imposto sobre as transacções financeiras até Novembro, antes de uma reunião dos líderes do G-20.

“A Comissão vai apresentar uma proposta legislativa para a taxa sobre transacções financeiras no Outono”, escreveu Cristina Arigho, porta-voz do órgão liderado por Durão Barroso, através de um e-mail, citado pela Bloomberg.

Ontem, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy anunciaram medidas relativas à governação europeia, incluindo a proposta de que uma taxa Tobin, que deve o nome ao vencedor do Nobel James Tobin.

No entanto, não foi ontem adiantado um prazo nem o valor por parte dos líderes das duas maiores economias da Zona Euro. Ontem, Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, tinha igualmente referido que seria feita uma proposta pelo órgão executivo da União Europeia com a indicação de "em breve".

Hoje, a Comissão Europeia confirma que o documento com a avaliação do possível impacto económico estará preparado até à reunião dos líderes das 20 maiores economias do mundo, o G-20, que se realiza em Novembro.

Tanto a Alemanha como a França já queriam ter imposto esta taxa há bastante tempo a nível global. Mas, primeiro, a proposta precisa de ser aprovada por todas as nações da União Europeia, sem excepção.

Contudo, tanto a Suécia como o Reino Unido já levantaram dúvidas sobre a eficácia do imposto, como refere a Bloomberg.
Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia França Nicolas Sarkozy Angela Merkel Alemanha imposto sobre transacções financeiras taxa tobin
Outras Notícias