Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Como Portugal apanhou a Itália em sete gráficos

Sexta-feira, as "yields" das obrigações portuguesas estiveram momentaneamente abaixo de Itália. Algo que não acontecia há oito anos. Alguns indicadores ajudam a explicar a mudança de percepção em relação aos dois países.

Na sexta-feira, os juros a dez anos de Portugal atingiram pela primeira vez em quase oito anos um nível inferior às “yields” de Itália. O juro de Portugal atingiu um novo mínimo de 2015.

A retoma do investimento (público e privado) não foi a mais forte em Portugal, mas a aceleração este ano colocou-o a crescer bem mais do que o italiano. Para 2018, a previsão também é de um reforço maior em Portugal.

Depois de ter atingido valores muito mais elevados do que em Itália, o desemprego em Portugal tem recuado a um ritmo forte e já voltou a estar abaixo do italiano.

Embora sejam duas economias a quem são identificados entraves ao crescimento, desde 2013 que Portugal tem crescido mais rápido do que Itália.

O perfil de crescimento das exportações até é semelhante entre os dois, mas desde a entrada da troika que a venda de bens e serviços tem avançado muito mais rápido em Portugal.

Portugal tem hoje um défice orçamental mais baixo do que Itália. Desde 1997 que o nosso saldo orçamental vinha sendo sempre mais negativo.

A subida da dívida portuguesa foi muito mais fulgurante do que a italiana. Contudo, já entrou numa trajectória descendente, enquanto a italiana está quase estagnada.
  • Assine já 1€/1 mês
  • 21
  • ...

 

Ver comentários
Saber mais Portugal Itália rating dívida
Outras Notícias