Política Monetária Compras de dívida de empresas arrancam a 8 de Junho

Compras de dívida de empresas arrancam a 8 de Junho

Após o anúncio em Março, agora foi a vez de ser conhecida a data de arranque do programa. O BCE passará a comprar dívida de empresas na próxima semana, ao passo que a primeira TLTRO II está marcada para 22 de Junho.
Compras de dívida de empresas arrancam a 8 de Junho
Reuters
André Tanque Jesus 02 de junho de 2016 às 13:01

O Banco Central Europeu (BCE) revelou esta quinta-feira, 2 de Junho, que as compras de obrigações de empresas terão início a 8 de Junho. Já para o dia 22 do mesmo mês ficou agendada a primeira operação de empréstimos de longo prazo à banca condicionados ao financiamento da economia (TLTRO II).

Estas datas foram decididas na reunião do Conselho do BCE, que foi concluída esta quinta-feira. Isto depois de ambas as medidas terem sido aprovadas no encontro de Março, a par de outros estímulos à economia na Zona Euro. Os responsáveis monetários decidiram, então, aumentar as compras de activos de 60 mil milhões para 80 mil milhões de euros por mês, bem como cortar todas as taxas de juro.

Já nesta reunião a decisão foi de manter a taxa de juro de referência em 0%, a taxa de depósitos em -0,40% e a taxa da facilidade permanente de cedência de liquidez em 0,25%. As taxas de juro da instituição monetária da Zona Euro mantêm-se, assim, nos valores mais baixos de sempre.

Por conhecer estão as novas projecções macroeconómicas, que o BCE irá divulgar esta quinta-feira. Um conjunto de dados que, estimam os analistas, deverá revelar melhorias quanto às expectativas para a economia da Zona Euro. Além disso, Mario Draghi deverá explicar em mais detalhe, durante a conferência de imprensa marcada para as 13:30, as compras de dívida de empresas e as TLTRO II.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI