No mês anterior às eleições legislativas, o indicador que mede a confiança das famílias melhorou pelo sexto mês consecutivo, enquanto os empresários ficaram mais pessimistas, revelou o Instituto Nacional de Estatística esta sexta-feira, 27 de setembro.
O indicador de confiança dos consumidores aumentou para -7,1, sendo que tem vindo a recuperar de forma consecutiva desde que atingiu um mínimo de -9,5 em março. Antes vida a descer desde junho de 2018.
Segundo o INE, esta melhoria na confiança das famílias "resultou do contributo positivo de todas as componentes, perspetivas relativas à realização de compras importantes e à situação económica do país, e opiniões e expectativas sobre a evolução futura da situação financeira do agregado familiar, em particular no primeiro caso".
No que diz respeito aos empresários, a evolução é diferente. O indicador de clima económico diminuiu em setembro após ter estabilizado em agosto e está agora no nível mais reduzido pelo menos desde setembro do ano passado.
Segundo o INE, os indicadores de confiança diminuíram na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas e nos Serviços, tendo aumentado no Comércio.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Negócios, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.