Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos empresários alemães voltou a subir em Março

A confiança dos empresários alemães voltou a subir em Março, sinalizando que a actividade económica na maior economia europeia continua a progredir a bom ritmo.

Negócios 27 de Março de 2007 às 09:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A confiança dos empresários alemães voltou a subir em Março, sinalizando que a actividade económica na maior economia europeia continua a progredir a bom ritmo.

De acordo com o índice elaborado pelo Ifo, um dos institutos de conjuntura de referência no país, a confiança dos empresários aumentou em Março para 107,7 pontos, contra 107 em Fevereiro. Esta leitura acabou inclusive por contrariar as expectativas dos analistas que esperavam um ligeiro recuo.

O avanço do índice ficou a dever-se à melhor avaliação que os empresários fazem agora sobre as condições económicas actuais.

Em contrapartida, o inquérito mensal revela uma menor dose de optimismo relativamente à evolução da situação nos próximos seis meses, ainda que – sublinha o Ifo – os planos de contratação de novos empregados se mantenham "expansivos".

De acordo com os analistas, este novo dado confirma que a economia alemã está em melhores circunstâncias do que era antecipado. A maior parte dos institutos privados de conjuntura tem vindo a rever em alta, para a casa dos 2,3%-2,5%, as suas previsões de crescimento para a Alemanha, onde se gera cerca de um terço do Produto total da Zona Euro.

Este dado reforça, por outro lado, a expectativa de uma nova subida das taxas de juro de referência do BCE que, possivelmente em Junho, deverão passar dos actuais 3,75% para 4%.

Ver comentários
Outras Notícias