Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos consumidores europeus caiu em Julho

Tanto na União Europeia como na Zona Euro, os consumidores estão menos confiantes neste mês de Julho. Os consumidores da região do euro são os mais pessimistas.

Reuters
Negócios 23 de Julho de 2014 às 15:55
  • Partilhar artigo
  • ...

O indicador que mede a confiança dos consumidores da União Europeia caiu 1,2 pontos para -5,5 pontos, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, 23 de Julho, pela Comissão Europeia.

 

Este indicador compreende uma escala que vai de -100, significando nível de confiança mínima, até 100 pontos, que marca o nível de confiança máxima.

 

Já a confiança dos consumidores da Zona Euro caiu 0,9 pontos para -8,4 pontos em Julho, um mês marcado pelo regresso dos receios em torno do sistema financeiro da região. A situação foi despoletada no início deste mês pelas dificuldades financeiras do Grupo Espírito Santo e pelas dúvidas sobre o eventual impacto no BES, e consequentemente, em todo o sistema bancário.

 

No final do mês passado, a Comissão Europeia divulgou que o índice do sentimento económico, que mede a confiança económica na Zona Euro, apresentou uma leitura de 102 pontos em Junho, o que representa um deslize face aos 102,6 registados em Maio.

  

Em termos sectoriais, a confiança industrial foi a que mais contribuiu para esta descida, com uma quebra de 4,3 pontos quando se esperava uma leitura negativa de 3, igual à de Maio.

 

Já a confiança dos consumidores intensificou a quebra de 7,4 para 7,5 pontos enquanto nos serviços a confiança até melhorou dos 3,8 para os 4,2.

Ver comentários
Saber mais União Europeia Comissão Europeia Zona Euro economia negócios e finanças
Outras Notícias