Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos consumidores nos EUA regista maior aumento desde 1998 (act.)

O índice que mede a evolução da confiança dos consumidores norte-americanos cresceu em Dezembro para os 93,7 pontos, face aos 84,9 pontos atingidos em Novembro, registando a maior subida mensal desde Fevereiro de 1998.

João Mata 28 de Dezembro de 2001 às 15:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O índice que mede a evolução da confiança dos consumidores norte-americanos cresceu em Dezembro para os 93,7 pontos, face aos 84,9 pontos atingidos em Novembro, registando a maior subida mensal desde Fevereiro de 1998, anunciou hoje o Conference Board.

Este indicador não registava uma subida desde o passado mês de Julho, com a tendência de quebra verificada a partir de Agosto a ser agravada pelos atentados terroristas de 11 de Setembro.

O aumento registado em Dezembro excedeu as previsões dos analistas em cerca de 10 pontos percentuais, com a generalidade das estimativas a apontar para uma leitura na ordem dos 83 pontos.

Os dados divulgados hoje indiciam que a economia norte-americana poderá encetar uma recuperação em breve, uma vez que a recuperação da confiança dos consumidores poderá levar a um acréscimo do consumo, que representa cerca de 75% do produto interno bruto (PIB) dos EUA.

Segundo os analistas, a maior economia mundial encontra-se a atravessar uma recessão desde o passado mês de Março, o que não sucedia desde 1991.

Desde o início do ano, a Reserva Federal (FED) norte-americana já baixou a sua taxa directora em 475 pontos base para os 1,75%, o valor mais baixo dos últimos 40 anos, na tentativa de sustentar a confiança dos consumidores e consequentemente o consumo.

Mais lidas
Outras Notícias