Notícia
Confiança dos investidores alemães cai para valor mais baixo desde 1993
A confiança dos investidores alemães caiu, em Novembro, para o valor mais baixo dos últimos 13 anos. O receio de uma nova subida das taxas de juro e o abrandamento da economia norte-americana fez cair as expectativas em relação ao crescimento da maior eco
A confiança dos investidores alemães caiu, em Novembro, para o valor mais baixo dos últimos 13 anos. O receio de uma nova subida das taxas de juro e o abrandamento da economia norte-americana fez cair as expectativas em relação ao crescimento da maior economia da Zona Euro.
O índice do ZEW Center recuou dos 27,4 pontos negativos para os 28,5 pontos negativos, o valor mais baixo desde Março de 1993.
Os analistas contactados pela Bloomberg previam que o índice subisse para os 24,5 pontos negativos.
Hoje foi ainda conhecido que a economia alemã abrandou no terceiro trimestre do ano e tudo aponta para que volte a recuar nos próximos meses. Esta previsão baseia-se no abrandamento da economia mundial e no impacto que o aumento do IVA poderá ter na maior economia da Zona Euro.
A prejudicar o índice de confiança dos investidores alemães está também o facto do Banco Central Europeu (BCE) poder aumentar as taxas de juro em Dezembro. A confirmar-se este será o sexto aumento em 2006.
Segundo Nick Matthews, economista do Barclays Capital, os investidores estão igualmente preocupados com as previsões de abrandamento da economia norte americana.