Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança nos EUA recua menos que esperado em Junho

O nível de confiança dos consumidores norte-americanos inverteu em Junho a trajectória ascendente iniciada no início do ano. Ainda assim, a quebra no índice de confiança, hoje divulgado pelo Conference Board, ficou aquém do esperado.

Negócios 24 de Junho de 2003 às 15:26
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O nível de confiança dos consumidores norte-americanos inverteu em Junho a trajectória ascendente iniciada no início do ano. Ainda assim, a quebra no índice de confiança, hoje divulgado pelo Conference Board, ficou aquém da que era antecipada pelos analistas, ao recuar de 83,6 em Maio para 83,5 pontos em Junho.

A componente avançada do índice, que mede as expectativas dos consumidores para os próximos seis meses, foi a que mais progrediu. Em contrapartida, o pessimismo ganhou terreno no que respeita à avaliação das condições económicas actuais.

«Os agentes estão muito optimistas quanto ao futuro mas também encaram a situação presente, e essa não é muito favorável», justifica Delos Smith, economista do Conference Board, citado pela Bloomberg.

Os analistas antecipavam uma queda do índice de confiança para 82 pontos. O recuo surge depois de, em Maio, o indicador ter registado o maior salto desde Dezembro de 2001, ao subir um ponto.

O comportamento do índice do Conference Board confirma o movimento do índice compilado pela Universidade de Michigan, cuja versão preliminar para Junho indicia uma quebra mais acentuada nas expectativas dos consumidores, de 92,1 pontos para 87,2 pontos.

Os novos dados sobre a evolução da confiança surgem numa altura em que a Reserva Federal está reunida para tomar decisões em matéria de política monetária. A maior parte dos analistas espera que, amanhã, seja anunciado um novo corte, de pelo menos um quarto de ponto percentual, nas taxas de juro norte-americanas, actualmente fixadas em 1,25%.

Outras Notícias