Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos investidores alemães cai inesperadamente

O índice de confiança dos investidores alemães caiu pela primeira vez nos últimos cinco meses em Março. Uma descida que surpreendeu os economistas apesar do agravamento da inflação e do terramoto do Japão.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 15 de Março de 2011 às 10:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O Centro ZEW de Análise Económica disse que o seu índice de expectativas de investidores e analistas a seis meses caiu de 15,7 pontos em Fevereiro para 14,1 pontos em Março. Um desempenho que fica abaixo das estimativas dos 38 economistas inquiridos pela Bloomberg, que apontavam para 15,9 pontos.

O índice de referência para a Alemanha, DAX, acumula uma perda de mais de 12% com o sector das eléctricas a ser penalizado pelo acidente na central nuclear do Japão.

O aumento do ritmo da inflação poderá estar a suportar as expectativas de subida dos juros e penalizar a confiança dos investidores. Ainda assim, as empresas alemãs têm vindo a aumentar os investimentos e a contratar mais para fazer face a maiores exportações, refere a Bloomberg.
“Uma queda [do índice ZEW] não muda a nossa perspectiva de que a economia do alemã está forte e muito sólida”, disse a economista do BNP Amro em Amsterdão, Aline Schuiling, à agência noticiosa norte-americana. “Os investidores estão apenas um pouco assustados”, acrescentou.
Ver comentários
Saber mais Alemanha ZEW economia export
Mais lidas
Outras Notícias