Economia Costa passa o dia em Berlim e oferece ajuda a Merkel durante o almoço

Costa passa o dia em Berlim e oferece ajuda a Merkel durante o almoço

No dia em que o Orçamento é apresentado ao Parlamento, Costa almoça com Merkel em Berlim. O Orçamento, os refugiados e o "Brexit" deverão ser os principais temas à mesa, com Costa a oferecer ajuda a Merkel na gestão da crise de refugiados.
Costa passa o dia em Berlim e oferece ajuda a Merkel durante o almoço
Markku Rainer Peltonen
Liliana Borges 05 de fevereiro de 2016 às 11:01

No dia em que o Orçamento do Estado é entregue no Parlamento, depois de mais de uma semana de negociações com Bruxelas, o primeiro-ministro almoça com a líder alemã, Angela Merkel.

António Costa está esta sexta-feira, 5 de Fevereiro, na capital alemã onde está a visitar a Feira de Agricultura, Fruit Logistica 2016. O encontro com a chanceler alemã acontece ao meio-dia, quando o relógio marca onze horas em Lisboa. A ementa não é conhecida, mas os temas à mesa deverão girar à volta da agenda da União Europeia. A crise de refugiados, as discussões sobre fronteiras e o espaço Schengen e o referendo sobre a permanência do Reino Unido (Brexit) entre os 28 Estados-membros deverão marcar o encontro entre os dois líderes, adianta a Lusa.

Duas mil vagas no ensino superior para refugiados e emprego na agricultura

Segundo o jornal Público, Costa leva consigo um conjunto de propostas "significativas" para ajudar Merkel a lidar com a crise de refugiados, que tem dividido opiniões em relação à líder alemã, desde críticas e perda de popularidade, mesmo dentro do seu próprio partido, a elogios de líderes internacionais que se reflectem nos prémios que conquistou na imprensa internacional como personalidade do ano da Time e do Financial Times.

Em declarações ao Público, Costa afirma que Portugal deveria ser "uma ajuda para as soluções europeias" e adianta que quer "oferecer das duas mil vagas que existem nas universidades e nos politécnicos para receber estudantes, que podem assim seguir o seu percurso universitário, ajudando ao mesmo tempo as instituições de ensino superior a encontrarem novas formas de financiamento".

Uma segunda proposta passa pelo recrutamento de refugiados que estejam disponíveis a trabalhar na agricultura e em concreto na produção de estufas.

Depois do almoço, às 13:30 em Berlim (12:30 em Lisboa), os dois governantes darão uma conferência de imprensa em conjunto. Será depois disso, que, paralelamente, Bruxelas inicia (às 14 horas locais) a reunião extraordinária do colégio de comissários europeus, que vai emitir o parecer formal em relação ao esboço orçamental do Governo.

Ainda em Berlim durante a parte da tarde, Costa estará presente na inauguração do novo Centro Cultural Português, seguindo depois para uma breve visita à exposição fotográfica dos sete filmes portugueses seleccionados para a 66.ª edição do Festival Berlinale, um festival Internacional de Cinema que decorrerá entre 11 a 21 de Fevereiro, em Berlim.

A visita do líder do Governo português encerra com a participação na conferência subordinada ao tema: "Portugal-Alemanha, uma parceria reforçada na Europa".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI