Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

COTEC: Para desenvolver o talento, famílias devem participar mais na educação

A COTEC desenvolveu um estudo sobre o talento em Portugal e identificou problemas e algumas das medidas prioritárias de actuação, entre as quais a criação de mecanismos para consciencializar e aumentar a participação das famílias na educação e formação dos jovens.

Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 26 de Fevereiro de 2015 às 20:30
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

A COTEC e a Fundação Calouste Gulbenkian querem impulsionar um movimento para promover o talento em Portugal. Esta quinta-feira, 26 de Fevereiro foi apresentado o "Estudo Transforma Talento Portugal" no 11º Encontro Nacional de Inovação da COTEC. O documento visa contribuir para um aumento do debate e da consciencialização da realidade e das oportunidades do talento no país.

 

O "Estudo Transforma Talento Portugal" identifica 57 problemas ao nível da produção, intermediação e valorização do talento. Além disso, apresenta 40 medidas de acção concretas, sendo que, existe um leque de 13 que são encaradas como prioritárias. Entre esse grupo de medidas está a dinamização da identificação dos talentos dos jovens em idade escolar através de um aumento da proximidade e do relacionamento entre as escolas e famílias.

 

Neste âmbito, a criação de meios para consciencializar e aumentar a participação das famílias na educação dos mais jovens é uma das ideias apontadas, além da própria identificação dos talentos por parte dos professores e escolas.

 

Mas o papel das escolas não termina aqui. O estudo sinaliza que deve haver uma orientação da estratégia educativa para a "preparação e capacitação" dos alunos para o "mundo real", através "da dinamização do itinerário escolar e da actualização dos métodos de ensino e aprendizagem".

 

Por outro lado, o documento salienta que deve existir uma capacitação dos "professores para um papel educativo chave na escola do futuro, promovendo uma melhoria dos mecanismos de formação e o aumento da valorização da profissão de docente na sociedade".

 

"Consolidar uma estratégia para o Ensino Superior alinhada com a estrutura e funções das diversas tipologias de Ensino" e uma consolidação de "uma estratégia de valorização do talento português no exterior através da valorização da diáspora portuguesa e da criação de um ecossistema favorável à atracção de talento para Portugal" são ainda medidas apontadas.

 

"Desenvolver um ‘mindset’ empreendedor e a criação de know-how sobre como ser empreendedor" e "mecanismos que incentivem uma maior aproximação entre ciência e sociedade" são igualmente propostas referidas e tidas como prioritárias.

 

Durante o Encontro Nacional de Inovação foi ainda anunciada a criação do Movimento Transforma Talento Portugal, uma iniciativa que "procurará concretizar estas propostas através do envolvimento de um conjunto de agentes chave da sociedade civil", segundo a COTEC e Fundação Calouste Gulbenkian.

Ver comentários
Saber mais Fundação Calouste Gulbenkian Estudo Transforma Talento Portugal 11º Encontro Nacional de Inovação da COTEC Ensino Superior Portugal Encontro Nacional de Inovação COTEC
Outras Notícias