Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Covid-19: Costa recebe Sánchez e Conte e desloca-se à Holanda para reunião com Rutte

O objetivo é alcançar rapidamente um acordo em torno das propostas da Comissão Europeia de Quadro Financeiro Plurianual (2021/2027) e de fundo de recuperação económica e social.

EPA
Lusa 02 de Julho de 2020 às 15:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...
O primeiro-ministro vai receber em Lisboa os chefes dos governos de Espanha e Itália, respetivamente na segunda e terça-feira, e desloca-se a Haia no dia 13 para uma reunião com o líder do executivo holandês, Mark Rutte.

Estes encontros bilaterais de António Costa, segundo fonte oficial do executivo português, inserem-se na preparação da próxima reunião do Conselho Europeu, nos próximos dias 17 e 18 em Bruxelas, e destinam-se a alcançar rapidamente um acordo em torno das propostas da Comissão Europeia de Quadro Financeiro Plurianual (2021/2027) e de fundo de recuperação económica e social - programa este que envolve 750 mil milhões de euros.

No início da próxima semana, António Costa recebe em São Bento Pedro Sánchez e Giuseppe Comte, líderes de governo de dois dos países mais atingidos pela covid-19 e que têm estado na mesma linha política de Portugal em defesa de uma resposta ambiciosa da União Europeia para fazer face às consequências sanitárias, económicas e sociais da pandemia.

Depois, quatro dias antes da reunião do Conselho Europeu, António Costa encontra-se com Mark Rutte, primeiro-ministro de um dos Estados-membros que mais se têm levantado obstáculos às propostas da Comissão Europeia, juntamente com a Áustria, Dinamarca e Suécia.

Apesar das diferenças de posicionamento entre Portugal e a Holanda na União Europeia, António Costa tem uma boa relação pessoal com Mark Rutte, tendo já sido recebido em Haia no início do seu mandato como primeiro-ministro, em 2016. Por sua vez, o chefe do Governo holandês também já realizou uma visita oficial a Portugal.
Ver comentários
Saber mais Mark Rutte Lisboa António Costa Itália Espanha Sánchez Conte Holanda Haia Conselho Europeu Comissão Europeia de Quadro Financeiro Plurianual Portugal União Europeia política
Mais lidas
Outras Notícias