Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Crédito malparado em Espanha a caminho dos 10%

O crédito em incumprimento nos balanços dos bancos espanhóis ascende já a 169 mil milhões de euros.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 18 de Setembro de 2012 às 09:43
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...
Por cada 1000 euros que os bancos espanhóis emprestaram às famílias e empresas do país, perto de 100 euros é considerado crédito malparado.

De acordo com os dados hoje publicados pelo Banco de Espanha e citados pela Bloomberg, o crédito malparado em Espanha atingiu um novo recorde, ao situar-se nos 9,86%. Este rácio está assim cada vez mais perto de atingir os 10%, depois de Junho se ter fixado nos 9,65%.

O valor absoluto do crédito em risco de incumprimento aumentou 3% em Julho e atingiu 169,3 mil milhões, uma subida de 3% em apenas um mês.

Este valor mostra a situação difícil em que se encontra a banca espanhola, com o balanço das instituições financeiras repleto de activos de má qualidade. Uma situação que obrigou o País a pedir ajuda externa para o sector financeiro, no valor de até 100 mil milhões de euros.

A bolha imobiliária que afectou Espanha é a principal responsável pelo forte aumento do crédito malparado. O rácio de incumprimento dos promotores imobiliários em Espanha atingiu 27,39%, segundo dados citados pelo “Expansion”.

Se o crédito de cobrança duvidosa está a subir, a concessão de crédito não pára de cair. O crédito concedido em Julho caiu 1,57% face ao mês anterior e 4,53% contra Julho de 2011, apresentando agora um saldo de 1,68 biliões de euros.
Ver comentários
Saber mais malparado crédito incumprimento
Outras Notícias