Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Crescimento económico do Canadá acelera para 3,9% no primeiro trimestre

Gastos das empresas canadienses impulsionam o crescimento económico do país no primeiro trimestre. O Canadá cresceu ao ritmo de 3,9% entre Janeiro e Março de 2011.

Andreia Major amajor@negocios.pt 30 de Maio de 2011 às 14:46
  • Partilhar artigo
  • ...
O crescimento económico do Canadá acelerou ao ritmo mais rápido num ano, no primeiro trimestre de 2011.

A impulsionar o PIB do país esteve o aumento dos gastos das empresas. Já o consumo das famílias e do governo registou um congelamento, de acordo com a Bloomberg.

O produto interno bruto na décima primeira maior economia do mundo, expandiu-se a uma taxa anual de 3,9% entre Janeiro e Março de 2011, após ter registado um crescimento de 3,1% no trimestre anterior, de acordo com o gabinete de estatísticas do Canadá. Os economistas previam um avanço de 4%.

O governador do Banco do Canadá, Mark Carney, irá, provavelmente, manter a sua política monetária inalterada e aguentar a taxa de juro estabilizada em 1% até Outubro. O banco prevê que o crescimento irá abrandar para um ritmo de 2% neste trimestre.

Já as exportações, estão a ser ameaçadas pelo fortalecimento do dólar, e também a produção de automóveis sofreu um corte após o terramoto no Japão e o consequente tsunami, que destruíram fábricas e interromperam a produção e os fornecimentos de peças necessárias à construção.

“O crescimento deverá abrandar após o ritmo acelerado do primeiro trimestre do ano”, disse Emanuella Enenajor, economista do Canadian Imperial Bank, à Bloomberg. “O desacelerar do crescimento irá colocar menos pressão no Banco do Canadá para subir as taxas de juro no curto prazo”, rematou a economista.

Ver comentários
Saber mais PIB Canadá
Outras Notícias