Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Croácia dissolve Parlamento e abre caminho a eleições legislativas em Novembro

O Parlamento croata, controlado por uma coligação de centro-esquerda, concordou esta sexta-feira em dissolver a assembleia no próximo dia 28 de Setembro, abrindo caminho à realização de eleições gerais em Novembro.

Bloomberg
Negócios 25 de Setembro de 2015 às 14:03
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O mais recente membro da União Europeia vai dissolver o seu Parlamento na próxima segunda-feira, segundo a Reuters. A mais recente sondagem coloca o partido conservador da oposição HDZ ligeiramente à frente do bloco na liderança, liderado pelos social-democratas, mas o fosso tem estado a diminuir nos últimos meses, refere a agência britânica.

 

As eleições devem realizar-se no prazo de 60 dias após a dissolução do Parlamento e nunca antes de 30 dias após o anúncio da data para o escrutínio.

 

O presidente Kolinda Grabar-Kitarovic deverá marcar a data das eleições quando regressar da reunião da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, avança a Reuters.

 

O actual Governo conseguiu este ano recolocar a Croácia na via do crescimento económico, e estima que a economia cresça cerca de 1% em 2015, após seis anos de recessão que reduziram o seu PIB em cerca de 13%.

 

No entanto, muitos analistas consideram que o Executivo não conseguiu reformar de forma adequada a economia, de modo a tornar o crescimento sustentável, conter a crescente dívida pública de cerca de 90% do PIB e reduzir o elevado desemprego (actualmente nos 16%).

Ver comentários
Saber mais União Europeia Kolinda Grabar-Kitarovic Croácia política eleições
Outras Notícias