Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cronologia

Vítor Costa vitorcosta@mediafin.pt 25 de Junho de 2004 às 21:25
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

16 de Junho

O nome de Durão Barroso para presidente da Comissão Europeia é lançado, pela primeira vez, pelo presidente do Partido Popular Europeu.

17 de Junho

O primeiro-ministro português vai para a Cimeira em Bruxelas. Na agenda desta cimeira estava o acordo sobre o Tratado da Constituição europeia e a resolução da sucessão de Romano Prodi à frente da Comissão Europeia. Na conferência de imprensa, Durão Barroso disse que não era candidato. Quanto à candidatura de António Vitorino, o primeiro-ministro português lamentou o facto de não ter recebido o apoio dos governos socialistas europeus para a candidatura de António Vitorino.

22 de Junho

O jornal «Público» escreve em manchete «Durão Barroso cada vez mais favorito para a presidência da Comissão Europeia». Ao longo da semana, o nome de Durão Barroso colhia mais apoios, de acordo com as notícias avançadas pela imprensa.

23 de Junho

Segundo o jornal «Público», Marcelo Rebelo de Sousa, ex-presidente do PSD, considera «suicida» Durão Barroso ir para presidente da Comissão Europeia. Confrontado com a eventual candidatura de Durão Barroso, o líder o PS, Ferro Rodrigues, reage dizendo que é «especulativa».

24 de Junho

São dados os passos decisivos para a decisão de Durão Barroso avançar para a presidência da Comissão Europeia. Bertie Ahern, o primeiro-ministro irlandês, actualmente na presidência da União Europeia, contactou o Primeiro-Ministro português. O objectivo era pressioná-lo para aceitar ser o substituto de Romano Prodi na Comissão Europeia.

Durão Barroso consulta o seu parceiro de coligação, Paulo Portas, dando-lhe conta dos últimos desenvolvimentos.

Durão Barroso, responde a Bertie Ahern, apresentando-lhe como condição para aceitar a candidatura a garantia de que não haverá qualquer veto por parte dos governos europeus.

O primeiro-ministro irlandês faz as últimas e decisivas consultas junto dos chefes de governo europeus e responde a Durão Barroso, dando-lhe a garantia pedida.

Durão Barroso decide então avançar. Ainda antes do jogo de Portugal com a Inglaterra no Estádio da Luz, fala com o Presidente da República, procurando garantir junto deste a não dissolução da Assembleia da República.

25 de Junho

O jornal britânico «Financial Times» escreve que o nome de Barroso está a «ganhar terreno» na corrida à presidência da Comissão Europeia.

Jorge Sampaio dá a garantia a Durão Barroso de que não irá dissolver a Assembleia da República. A reunião entre o Presidente da República e o Primeiro-Ministro teve lugar esta tarde.

Às 19.30 horas, Jorge Sampaio recebe o líder da oposição, Ferro Rodrigues.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias