Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Cronologia dos investimentos chineses em Portugal

Desde a compra de 21,35% da EDP pela China Three Gorges, foram vários os passos de investidores chineses em Portugal.

Celso Filipe cfilipe@negocios.pt 15 de Setembro de 2013 às 22:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

DEZEMBRO 2011

CTG COMPRA 21,35% DA EDP

A 22 de Dezembro de 2011, o Governo português anunciou a escolha da China Three Gorges como comprador dos 21,35% da EDP que o Estado pôs à venda, por 2,69 mil milhões de euros.

 

FEVEREIRO 2012

STATE GRID COM 25% DA REN

Na privatização da REN - Redes Energéticas Nacionais, a chinesa State Grid é um dos vencedores, ficando com 25% da gestora de infra-estruturas, a troco de 387 milhões de euros.

 

FEVEREIRO 2012

ICBC INSTALA-SE EM LISBOA

O ICBC - Industrial and Commercial Bank of China abre em Lisboa, perto do Marquês de Pombal, o primeiro escritório em Portugal. 

 

FEVEREIRO 2012

HUAWEI INAUGURA CENTRO TECNOLÓGICO EM PORTUGAL

A chinesa Huawei, presente em Portugal desde 2004, inaugura a 15 de Fevereiro de 2012 o seu novo centro tecnológico no País, um investimento de 10 milhões de euros, a acrescer aos 40 milhões já aplicados pela Huawei desde a entrada no mercado português.

 

DEZEMBRO 2012

CTG COMPRA 49% DA EDP RENOVÁVEIS PORTUGAL

No âmbito dos compromissos da privatização, a Three Gorges acordou no final de 2012 a compra de 49% dos activos eólicos da EDP em Portugal, por 359 milhões de euros.

 

FEVEREIRO 2013

BANK OF CHINA EM LISBOA

À semelhança do ICBC, também o Bank of China escolheu as imediações do Marquês de Pombal para instalar as suas operações em Portugal. Em Fevereiro deste ano abriu os escritórios e um balcão de atendimento a clientes.

 

MARÇO 2013

BEIJING ENTERPRISES TOMA VEOLIA WATER PORTUGAL

O Beijing Enterprises Water Group, maior operador do sector da água na China, anuncia a compra, por 95 milhões de euros, da Veolia Water Portugal, empresa francesa concessionária do abastecimento de água em Valongo, Paredes, Mafra e Ourém.

 

MARÇO 2013

HANERGY SOLAR NEGOCIA PROJECTOS EM PORTUGAL

Em Março deste ano, a Hanergy Solar comunicou ao mercado ter encetado negociações para a compra de dois projectos fotovoltaicos em Portugal, com potência de 4,4 megawatts. As conversações, entretanto, acabaram por falhar.

 

MARÇO 2013

CHINESES NOS MÁRMORES

Ainda em Março, o "Expresso" deu conta de um projecto para a aquisição de 35% da empresa EDC Mármores, do Alentejo, por parte de uma empresa chinesa, que investirá 24 milhões de euros em Portugal. Não houve até ao momento novidades sobre esse negócio.

 

SETEMBRO 2013

FOSUN QUER SEGUROS

No final de Agosto, o Governo português anunciou a escolha de duas propostas para a fase final de privatização do negócio de seguros da Caixa Geral de Depósitos: a norte-americana Apollo Investment e a chinesa Fosun. As duas empresas terão até ao início de Novembro para entregar propostas finais. O resultado desta privatização deverá ser conhecido em Dezembro.    

Ver comentários
Saber mais EDP China Three Gorges China
Outras Notícias