Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Custos do trabalho em Portugal voltam a crescer acima da média europeia

Desde o primeiro trimestre de 2015 que este indicador não crescia a um ritmo simultaneamente mais elevado que a Zona Euro e a União Europeia.

Bloomberg
Paulo Zacarias Gomes paulozgomes@negocios.pt 18 de Março de 2016 às 10:46
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

O custo do emprego em Portugal voltou a aumentar nos últimos três meses de 2015 em termos homólogos e a ficar acima da média europeia.


De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 18 de Março, pelo Eurostat, o custo do trabalho aumentou 2% entre Outubro e Dezembro, face a evoluções de 1,3% e 1,9% da Zona Euro e da União Europeia, respectivamente.


O aumento significa uma recuperação em relação ao trimestre anterior, em que os custos tinham caído 0,9% face ao mesmo período de 2014.


O maior crescimento registou-se ao nível dos custos não-salariais, que subiram 3,2%. Já os custos associados a vencimentos subiram de forma mais moderada: 1,6% em relação ao último trimestre de 2014.


Desde o primeiro trimestre de 2015 – em que os custos do trabalho em Portugal aumentaram 4,6% em termos homólogos – que este indicador não crescia a um ritmo simultaneamente mais elevado que a Zona Euro e a União Europeia.


A Roménia, a República Checa e a Letónia lideraram os aumentos dos custos do trabalho no último trimestre, enquanto a Itália, Chipre e Holanda registaram as únicas quedas.

Ver comentários
Saber mais Portugal Eurostat economia negócios e finanças macroeconomia conjuntura Zona Euro União Europeia emprego trabalho
Outras Notícias