Notícia
Défice comercial norte-americano contrai inesperadamente
O défice comercial dos Estados Unidos ficou abaixo do esperado em Outubro, com a recuperação das economias estrangeiras e o enfraquecimento do dólar a levar as exportações a crescerem pela sexta semana consecutiva.
- Assine já 1€/1 mês
- 1
- ...

O défice comercial diminuiu 7,6% para 32,9 mil milhões, de 35,7 mil milhões de dólares revistos em Setembro, segundo os dados do Departamento do Comercial citados pela Bloomberg.
“O ritmo de crescimento das exportações deverá ser superior ao das importações, apenas porque o dólar coloca os produtos norte-americanos numa posição vantajosa”, disse o economista-sénior da Ameriprise Financial, Russell Price à Bloomberg, antes da divulgação dos dados. “A economia permanece deprimida, em termos globais, mas estamos optimistas relativamente a um futuro equilíbrio” da balança comercial.
Empresas como a FedEx e a United Parcel Service são beneficiadas pelo crescimento das vendas norte-americanas, suportadas pela recuperação da economia e pela depreciação do dólar, que já acumula uma queda de 12%, desde Março. A recuperação da produção industrial em países como os Estados Unidos e a China poderá sustentar a recuperação durante 2010, com as empresas a tentarem evitar rupturas nos seus inventários.