Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Défice da balança comercial extracomunitária aumenta 6,1%

O défice da balança comercial extracomunitária de Portugal aumentou 6,1% em Janeiro, com as exportações e as importações a registaram variações homólogas de 24,1% e de 14,8%, respectivamente, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatíst

Paulo Moutinho 15 de Março de 2006 às 11:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O défice da balança comercial extracomunitária de Portugal aumentou 6,1% em Janeiro, com as exportações e as importações a registaram variações homólogas de 24,1% e de 14,8%, respectivamente, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Para o agravamento da balança comercial contribuiu especialmente o grande aumento na importação de combustíveis e lubrificantes, com uma variação homóloga de 65,7% para os 438 milhões de euros, e de máquinas e outros bens de capital, com um acréscimo de 1,3%.

Do lado das exportações, em Janeiro deste ano verificou-se um acréscimo de 84,8% dos combustíveis e lubrificantes para os 58 milhões de euros e de 17,9% nas máquinas e outros bens de capital para os 145 milhões de euros.

O grupo de material de transporte e acessórios registou no mesmo período uma variação homóloga de 52,9% para os 42 milhões de euros..

O INE acrescenta que esta análise em termos homólogos «é particularmente afectada pelo baixo volume de transacções verificado em Janeiro de 2005».

Outras Notícias