Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Défice público francês agrava-se em 38% no semestre

O défice público da administração central francês, excluindo a Segurança Social e as finanças locais, aumentou 38% na primeira metade do ano, revelou hoje o Ministério das Finanças.

Jorge Campos da Costa jccosta@mediafin.pt 06 de Agosto de 2003 às 10:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O défice público da administração central francês, excluindo a Segurança Social e as finanças locais, aumentou 38% na primeira metade do ano, revelou hoje o Ministério das Finanças daquele país.

Os dados divulgados sugerem que a França se encaminha para ultrapassar em 2003 pela segunda vez consecutiva o limite de 3% do PIB impostos pelo Pacto de Estabilidade.

Entre Janeiro e Junho deste ano, o défice público francês atingiu 36,2 mil milhões de euros, acima dos 26,2 mil milhões de igual período de 2002.

A má conjuntura económica, com a França a registar em 2003 o pior ano do ciclo económico e com um nível de actividade próximo da estagnação, a que acresce uma quebra de receitas provocada pela redução de nas taxas de imposto sobre o rendimento, são as causas apontadas para o fraco desempenho das Finanças Públicas da segunda maior economia da Zona Euro.

Outras Notícias