Europa Demissão de ministro do Interior marca terceira saída do Governo de Macron

Demissão de ministro do Interior marca terceira saída do Governo de Macron

Depois da ministra do Desporto e do ministro da Energia, foi agora a vez do responsável pelo Ministério do Interior anunciar a sua demissão ao presidente francês.
Demissão de ministro do Interior marca terceira saída do Governo de Macron
Lusa
Negócios 03 de outubro de 2018 às 09:26

O ministro do Interior francês, Gérard Collomb, apresentou a sua demissão. É a terceira saída no espaço de meses do Governo de Emmanuel Macron, depois de o ministro da Energia e a ministra do Desporto terem decidido abandonar os respectivos cargos.

 

Há duas semanas, Gérard Collomb disse que iria concorrer ao cargo de presidente da Câmara de Lyon em 2020. O ministro sugeriu na altura que poderia ficar até depois das eleições europeias, em Maio de 2019, e que só depois abandonaria o cargo.

 

Contudo, Collomb decidiu sair mais cedo e apresentou a demissão na segunda-feira. Macron recusou inicialmente a decisão, apesar de o ministro insistir que queria sair do Governo. "Os franceses e os cidadãos de Lyon precisam de clareza. Por isso, mantenho a minha demissão", disse Collomb numa entrevista ao jornal francês Le Figaro.

"Considerando os rumores e a pressão, não quero que o facto de ser candidato a outro cargo afecte o trabalho do Ministério do Interior", acrescentou o agora ex-ministro.

 

De acordo com o Financial Times, o Governo francês já começou a procurar um substituto e pediu ao primeiro-ministro, Edouard Philippe, para assumir o cargo de forma interina.

 

Esta é já a terceira saída do Governo de Macron em poucos meses. O primeiro a sair foi Nicolas Hulot, o então ministro da Energia, devido a uma falta de entendimento com Macron relativamente às políticas ambientais.

 

Logo a seguir foi a vez da ministra do Desporto apresentar a sua demissão. Neste caso, Laura Flessel referiu apenas que estava a abandonar o cargo por "motivos pessoais".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI