Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de desemprego em Espanha sobe para 25,9%

Segundo os dados do Instituto de Estatística espanhol, a taxa de desemprego subiu nos primeiros três meses deste ano pelo segundo trimestre consecutivo.

19 - Espanha
Rita Faria afaria@negocios.pt 29 de Abril de 2014 às 10:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

A taxa de desemprego em Espanha voltou a subir no primeiro trimestre deste ano. De acordo com os dados do instituto de estatística espanhol, esta aumentou de 25,7%, nos últimos três meses de 2013, para 25,9% entre Janeiro e Março deste ano.

 

Estes valores ficaram em linha com as previsões dos economistas contactados pela agência Bloomberg. Espanha continua assim a ter a segunda taxa de desemprego mais elevada da União Europeia, apenas superada pela da Grécia.  

 

Com as eleições para o Parlamento Europeu marcadas para o próximo mês e eleições nacionais em 2015, o primeiro-ministro Mariano Rajoy tem resistido aos apelos para aumentar a flexibilidade laboral, depois de ter facilitado os despedimentos no início do seu mandato.

 

O Executivo espanhol espera que a economia cresça 1% este ano e impulsione a criação de emprego, depois de um contração de 1,2% em 2013.

 

No mês passado, a Comissão Europeia disse que os "níveis alarmantes" de desemprego em Espanha são a sua "maior preocupação no curto prazo" e recomendou ao Governo espanhol que harmonizasse a legislação relativa à contratação de trabalhadores e reduzisse os impostos pagos pelas entidades patronais.

 

Ver comentários
Saber mais Espanha União Europeia Instituto de Estatística Mariano Rajoy conjuntura política desemprego
Outras Notícias