Notícia
Desemprego em Espanha supera os 25%. Uma em cada quatro pessoas não tem trabalho
5.778.100. Este é o número mais sério e preocupante da economia espanhola. Mais de 5,7 milhões de pessoas não têm trabalho. Uma em cada quatro. A taxa de desemprego no país superou pela primeira vez os 25% e é a segunda mais elevada da União Europeia, apenas superada pela da Grécia.
- 7
- ...

Espanha tem assim uma das taxas de desemprego mais elevadas da União Europeia, apenas superada pela Grécia. No total, são 5.778.100 de desempregados. Ou seja, um em cada quatro espanhóis não tem emprego.
Só entre Julho e Setembro, o número de pessoas que ficaram sem emprego totalizou 85 mil, elevando, assim, para 5.778.100 o número total de desempregados no país.
"A situação é séria", afirma o economista Ricardo Santos do BNP Paribas à agência Bloomberg, alertando que ainda espaço para novos agravamentos da taxa de desemprego. "A actividade económica é fraca e o governo quer reduzir o número de trabalhadores temporários na função pública, em especial nas áreas da educação e da saúde".
As previsões dos economistas ouvidos pela agência Bloomberg apontam para uma contracção económica de 1,4% em 2013 (as estimativas do governo são mais optimistas e indicam uma queda de 0,5% do PIB). Neste contexto ecnómico tão adverso, já há estimativas que apontam para uma taxa de desemprego acima dos 27% em 2014.
(Notícia actualizada às 09h04)