A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Desemprego jovem diminui. Pessoas com mais de 45 anos representam mais de 30% do total

Os jovens continuam a ser dos mais afectados pela crise. Ainda assim, no segundo trimestre houve uma redução da taxa de desemprego entre as faixas etárias mais baixas. Entre a população com 45 ou mais anos, o desemprego continua a aumentar e já representa mais de 30% do total.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 14 de Agosto de 2012 às 13:05
  • Assine já 1€/1 mês
  • 11
  • ...
No total existem 826,9 mil desempregados, de acordo com os dados referentes ao segundo trimestre do ano do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Este número representa um aumento de 22,5% face ao mesmo período do ano passado e um acréscimo de 0,9% quando comparado com os primeiros três meses do ano.

A taxa de desemprego no trimestre em análise fixou-se num novo recorde de 15%.

A taxa de desemprego entre a população com 15 a 24 anos é de 35,5%, depois de ter registado uma redução face ao trimestre anterior. Ainda assim, quando comparado com igual período do ano passado, esta taxa disparou face aos 27% registados então.

Esta camada da população representa 28,4% do total do desemprego, com 149,7 mil pessoas desempregadas.

Mas é entre os mais velhos que se encontra um número maior de desempregados. Assim as pessoas com 45 ou mais anos representam 31,7% do total do desemprego, depois de, no segundo trimestre, o número de pessoas nestas condições ter aumentado 5,8%, em cadeia, para 261,8 mil. Em termos homólogos o desemprego entre estes indivíduos cresceu 20,1%. Esta é também a faixa etária onde há mais população activa.

População entre os 15 e os 34 anos representa quase metade do desemprego

Ainda que sejam as pessoas com 45 ou mais anos que representem a maior fatia do desemprego, se juntarmos as duas faixas etárias mais baixas, que agrupa a população até aos 34 anos, o desemprego registado entre estas corresponde a quase metade do total.

Entre os 15 e os 24 anos há 149,7 mil pessoas desempregadas. E entre os 25 e os 34 anos existem mais 234,9 mil. No total, o número de desempregados destas duas faixas atinge os 384,6 mil. Ou seja, 46,51% do desemprego total em Portugal.

E são os homens que sofrem mais, com o desemprego entre este género a ser de quase 53% do total. Já as mulheres representam cerca de 47%.

Em termos de escolaridade, continua a ser a população com o ensino básico terceiro ciclo (antigo nono ano) a que maior desemprego regista, são 521,6 mil pessoas. Mas tem sido entre as pessoas com o ensino secundário e pós-secundário que se verifica o maior acréscimo. Foi um aumento de 50% face ao mesmo período do ano passado, adianta a mesma fonte.
Ver comentários
Saber mais desemprego emprego INE
Outras Notícias