Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Despedimentos: CCP quer pagar 21 dias por cada ano de trabalho

A Confederação do Comércio e Serviços (CCP) vai defender amanhã que o valor das compensações por cessação de contrato passe de um mês por cada ano de trabalho para 21 dias.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...
A compensação paga pelas empresas ao trabalhador nos casos de despedimento colectivo ou extinção do posto de trabalho deve passar para o equivalente à retribuição de 21 dias por cada ano que a pessoa tenha trabalhado, considera a Confederação do Comércio e Serviços (CCP).

O Código do Trabalho prevê que, nestes casos, o trabalhador tenha direito ao equivalente a um mês de retribuição por cada ano de trabalho, com o mínimo de três meses. O Comércio entende que o limite mínimo deve ser eliminado e que o novo tecto máximo anunciado pelo Governo se deverá situar nos doze meses de retribuição.

Em comunicado, a CCP defende ainda que os contratados a prazo não tenham direito a qualquer compensação, em linha com o que tinha defendido João Vieira Lopes, em entrevista ao Negócios.

O Comércio reitera, ainda, que a redução se deve aplicar aos actuais e futuros contratos. A questão será debatida amanhã em concertação social.



Ver comentários
Saber mais Concertação Social Comércio Despedimentos Código do Trabalho CCP
Outras Notícias