Notícia
Director da campanha autárquica sucede a Rui Moreira na Associação Comercial do Porto
Nuno Botelho assume a presidência da mais antiga associação empresarial portuguesa, que contará na nova equipa directiva com Paulo Rangel, Lobo Xavier ou Alberto Castro.
- 2
- ...
O homem que dirigiu a campanha eleitoral autárquica de Rui Moreira vai suceder ao novo presidente da Câmara na presidência da Associação Comercial do Porto. O empresário e gestor Nuno Botelho, 39 anos, já desempenhava desde 2004 o cargo de director executivo desta associação, com sede no Palácio da Bolsa.
Segundo a informação enviada às redacções, os sócios da ACP elegeram “por unanimidade” os novos corpos sociais durante a assembleia-geral electiva realizada na segunda-feira à noite. Nuno Botelho prometeu manter “a elevada reputação, a respeitabilidade e a independência” desta instituição, apontando três desafios para o mandato: “a integração de novos associados, o rejuvenescimento geracional e a incorporação do melhor das elites portuenses”.
Licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto e pós-graduado em Banca, Bolsa e Seguros pela Universidade de Coimbra, o sucessor de Rui Moreira – o novo autarca portuense, que toma posse esta terça-feira, completou 12 mandatos à frente da associação fundada em 1834 – é accionista fundador da Essência do Vinho, empresa que organiza anualmente o maior evento do sector em Portugal e que está em expansão no Brasil.
Nuno Botelho iniciou a carreira no Banco Mello e, entre outros cargos, foi também gestor de clientes da Exponor e ganhou experiência autárquica como adjunto do vereador com o pelouro dos Recursos Humanos, Desporto, Educação e Juventude da Câmara do Porto, entre 2002 e 200, durante o primeiro mandato de Rui Rio.
Na nova equipa dirigente entram nomes conhecidos do mundo empresarial e académico da cidade, como o economista Alberto Castro, que será vice-presidente ou o eurodeputado Paulo Rangel, que assume o cargo de segundo secretário. Da equipa de directores fazem parte, por exemplo, o jurista António Lobo Xavier, o novo presidente do conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos, Álvaro Nascimento, ou o administrador do BPI, Manuel Ferreira da Silva.