Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Director da campanha autárquica sucede a Rui Moreira na Associação Comercial do Porto

Nuno Botelho assume a presidência da mais antiga associação empresarial portuguesa, que contará na nova equipa directiva com Paulo Rangel, Lobo Xavier ou Alberto Castro.

António Larguesa alarguesa@negocios.pt 22 de Outubro de 2013 às 11:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O homem que dirigiu a campanha eleitoral autárquica de Rui Moreira vai suceder ao novo presidente da Câmara na presidência da Associação Comercial do Porto. O empresário e gestor Nuno Botelho, 39 anos, já desempenhava desde 2004 o cargo de director executivo desta associação, com sede no Palácio da Bolsa.

 

Segundo a informação enviada às redacções, os sócios da ACP elegeram “por unanimidade” os novos corpos sociais durante a assembleia-geral electiva realizada na segunda-feira à noite. Nuno Botelho prometeu manter “a elevada reputação, a respeitabilidade e a independência” desta instituição, apontando três desafios para o mandato: “a integração de novos associados, o rejuvenescimento geracional e a incorporação do melhor das elites portuenses”.

 

Licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto e pós-graduado em Banca, Bolsa e Seguros pela Universidade de Coimbra, o sucessor de Rui Moreira – o novo autarca portuense, que toma posse esta terça-feira, completou 12 mandatos à frente da associação fundada em 1834 – é accionista fundador da Essência do Vinho, empresa que organiza anualmente o maior evento do sector em Portugal e que está em expansão no Brasil.

 

Nuno Botelho iniciou a carreira no Banco Mello e, entre outros cargos, foi também gestor de clientes da Exponor e ganhou experiência autárquica como adjunto do vereador com o pelouro dos Recursos Humanos, Desporto, Educação e Juventude da Câmara do Porto, entre 2002 e 200, durante o primeiro mandato de Rui Rio.

 

Na nova equipa dirigente entram nomes conhecidos do mundo empresarial e académico da cidade, como o economista Alberto Castro, que será vice-presidente ou o eurodeputado Paulo Rangel, que assume o cargo de segundo secretário. Da equipa de directores fazem parte, por exemplo, o jurista António Lobo Xavier, o novo presidente do conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos, Álvaro Nascimento, ou o administrador do BPI, Manuel Ferreira da Silva. 

Ver comentários
Saber mais Associação Comercial do Porto Nuno Botelho Rui Moreira Palácio da Bolsa Essência do Vinho Câmara do Porto Alberto Castro Paulo Rangel António Lobo Xavier
Mais lidas
Outras Notícias