Impostos Diretora do Fisco e a operação stop: “Tive conhecimento pela imprensa”

Diretora do Fisco e a operação stop: “Tive conhecimento pela imprensa”

Helena Borges, diretora-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, diz que desconhecia as operações stop realizadas no distrito do Porto para cobrar dívidas e penhorar automóveis.
Diretora do Fisco e a operação stop: “Tive conhecimento pela imprensa”
Helena Borges, diretora-geral da Autoridade Tributária, diz que desconhecia plano de atividades da justiça tributária do Porto.
Vitor Mota
Negócios 01 de junho de 2019 às 12:16

"Não conhecia o plano." Em declarações ao Público e ao Jornal de Notícias, a diretora-geral da Autoridade Tributária (AT) quebrou o silêncio sobre a polémica operação stop montada no distrito do Porto para cobrar dívidas e penhorar automóveis, para dizer que desconhecia  os planos do diretor de Finanças do Porto

 

"Não conhecia o plano, nunca o diretor de Finanças do Porto discutiu o tema comigo, nem o partilhou ou submeteu a discussão em qualquer reunião do Conselho de Administração da Autoridade Tributária e Aduaneira. Tive conhecimento da ação, já em curso, através da Imprensa", disse Helena Borges ao Jornal de Notícias.

 

Questionada pelo Público sobre as razões porque demorou tanto tempo para falar publicamente sobre esta ação, que se realizou na terça-feira passada, disse: "Considero inoportuna a minha intervenção pública a propósito do tema, enquanto decorre o inquérito anunciado pelo membro do Governo [secretário de Estado]", garantindo que  foi "através da imprensa" que soube da operação stop.

 

Mas ambos os jornais afiançam que, apesar do alegado desconhecimento por parte de Helena Borges, este tipo de abordagens é mencionado no Plano de Atividades da Área da Justiça Tributária da Direção de Finanças do Porto, enviado anualmente para os serviços centrais AT, em Lisboa, onde se refere explicitamente que "operações stop em estradas com grande fluxo de trânsito de forma a identificar veículos automóveis de devedores com vista à sua penhora ou apreensão".




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI