Conjuntura Dívida pública aumentou 2,4 mil milhões de euros em Fevereiro

Dívida pública aumentou 2,4 mil milhões de euros em Fevereiro

O valor absoluto da dívida pública subiu para os 246 mil milhões de euros em Fevereiro, mais 2,4 mil milhões do que um mês antes. Em termos relativos, contudo, a dívida pública tem estado em queda.
Dívida pública aumentou 2,4 mil milhões de euros em Fevereiro
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 02 de abril de 2018 às 12:32

No final do mês de Fevereiro, Portugal fechou com uma divida pública de 246 mil milhões de euros. São mais 2,4 mil milhões de euros face a Janeiro deste ano que ficam a dever-se essencialmente "ao acréscimo dos títulos de dívida pública", segundo o Banco de Portugal.

 

Na sua habitual nota de informação estatística mensal, o banco central avança esta segunda-feira, 2 de Abril, que em Fevereiro de 2018, a dívida pública situou-se em 246 mil milhões de euros, um valor que compara com os 243,6 mil milhões de euros registados em Janeiro. Em termos absolutos, a dívida pública também está acima do valor registado há um ano – em Fevereiro de 2017 – altura em que atingiu os 243.237 milhões de euros.

 

"Para este aumento contribuiu essencialmente o acréscimo dos títulos de dívida pública (2,2 mil milhões de euros)", explica o Banco de Portugal.

  

Apesar do aumento do valor da dívida pública em termos absolutos, quando comparado com o ritmo de crescimento da economia, o rácio tem vindo a diminuir.

Segundo dados recentes do INE, em 2017 a dívida pública terá ficado pelos 125,6% do PIB, um valor abaixo das estimativas e sem paralelo desde 2011.

Ajudas à banca vale 12,3% do PIB em dívida pública

O Banco de Portugal divulgou ainda a sua contabilidade relativamente ao impacto orçamental das ajudas à banca desde 2007.

Segundo o banco central, ao todo, no espaço de 10 anos, os montantes canalizados para o sistema financeiro tiveram um impacto equivalente a 9,1% do PIB no défice e a 12,3% do PIB na dívida pública.

 

Só em 2017, o sistema financeiro absorveu 4,5 mil milhões de euros de dinheiros públicos, o equivalente a 2,4% do PIB, devido essencialmente à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.






pub

Marketing Automation certified by E-GOI