Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dívidas ao fisco somam 14,6 mil milhões de euros

No ano passado mais de 3,4 mil milhões de euros foram declarados incobráveis

Negócios 17 de Junho de 2013 às 10:00
  • Partilhar artigo
  • 6
  • ...

Os contribuintes devem ao Fisco mais de 14,6 mil milhões de euros, avança o "Correio da Manhã", que explica que este valor representa um aumento de 2% face ao ano passado.

 

De acordo com o Boletim da Carteira da Dívida da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), citado pelo jornal, excluída a dívida incobrável, a restante dívida está repartida em partes iguais nos serviços de Finanças e nos tribunais: em 2012 a dívida activa na Finanças ultrapassava os 7,6 mil milhões (mais cerca de 8% do que em 2011) e a dívida suspensa nos tribunais atingia os sete milhões (menos 3,4% face ao ano anterior).

 

No ano passado, adianta ainda o "Correio da Manhã", mais de 3,4 mil milhões de euros foram considerados incobráveis. O valor da nova dívida instaurada aos contribuintes superou em 2012 os 2,9 mil milhões, contribuindo o IVA com 931 milhões e o IRS com 581 milhões.

 

Em 2012 existiam ainda 4,8 milhões de processos de créditos fiscais em execução de dívidas nas Finanças e nos tribunais.

 

De acordo com o jornal, a AT deverá em breve avançar com uma operação de fiscalização na rua para vigiar o cumprimento das novas regras de facturação. Sob forte vigilância o Fisco quer manter sectores de actividade como a restauração, hotelaria e cafetaria, cabeleireiros e oficinas de automóveis.

Ver comentários
Saber mais Autoridade Tributária e Aduaneira dívidas fiscais
Outras Notícias