Mundo Donald Trump despede conselheiro para segurança nacional

Donald Trump despede conselheiro para segurança nacional

A atitude em relação ao Irão e à Coreia do Norte ditaram a discórdia entre Trump e o seu conselheiro para a segurança nacional, precipitando o despedimento de Bolton.
Donald Trump despede conselheiro para segurança nacional
Reuters
Negócios 10 de setembro de 2019 às 17:39

Donald Trump dispensou os serviços de John Boltonn, que até agora desempenha as funções de conselheiro para a segurança nacional. O líder da Casa Branca justificou com os vários pontos de discórdia que os separavam.

"Informei John Bolton na última noite que os seus serviços não são mais necessárioos na Casa Branca. Discordava fortemente com muitas das suas sugestões, tal como outros membros da administração", lê-se numa publicação feita por Trump na sua conta oficial do Twitter.

As divergências entre Bolton e Trump surgem num contexto em que o presidente norte-americano tem tentado reatar as relações com dois inimigos históricos, a Coreia do Norte e o Irão, duas nações que não conquistam a confiança de Bolton.

De acordo com o The New York Times, houve dois episódios que afastaram recentemente Trump e Bolton. Por um lado, a decisão do presidente dos Estados Unidos de ter cancelado um ataque sobre o Irão, depois de esta nação ter destruído um drone americano. Por outro, a vontade demonstrada em encontrar-se com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, numa zona desmilitarizada. A mesma publicação avança que Trump se queixava em privado de Bolton estar disposto a levar os Estados Unidos a entrar numa nova guerra.

Ainda na mesma publicação Twitter na qual anunciou o despedimento de Bolton, Trump prometeu que iria avançar um novo nome para ocupar o cargo já na próxima semana.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI