Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Draghi diz que BCE deve focar atenção na sua função de controlar a inflação

Mario Draghi disse hoje que o BCE deveria manter a sua atenção na sua principal função, a manutenção da estabilidade de preços.

Andreia Major amajor@negocios.pt 18 de Novembro de 2011 às 11:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...
O Presidente do BCE, Mario Draghi, tem sido pressionado pelos políticos e investidores, que solicitam que a instituição tome medidas adicionais para acabar com a crise da dívida soberana.

No entanto, e de acordo com Draghi, o BCE perderia rapidamente credibilidade caso se afastasse da sua função principal, a manutenção da estabilidade dos preços.

O Presidente da instituição perguntou, durante um discurso que fez hoje em Frankfurt, “onde estava a implementação” das promessas dos governos para impulsionar o fundo de resgate da região. “Não devemos esperar mais tempo”, acrescentou.

Os comentários de Draghi sugerem que o novo presidente do BCE não está disposto a fazer compras de títulos de grande escala para extinguir a crise da dívida, a qual se está a espalhar da Grécia para Irlanda, Portugal, Itália, e Espanha, ameaçando separar os 17 países da Zona Euro.

Apesar do BCE estar a intervir nos mercados da dívida numa tentativa de reduzir a escalada das “yields” da dívida, a instituição recusa-se a assumir o poder ilimitado que alguns governos estão a solicitar.

“Perder credibilidade poderia acontecer rapidamente, e a história mostra que recuperá-la tem enormes custos económicos e sociais”, disse Draghi.

Manter a estabilidade de preços “é a maior contribuição que podemos dar para apoiar o crescimento sustentado, a criação de emprego, e a estabilidade financeira. E estamos a fazer esta contribuição com total independência”, concluiu.

Ver comentários
Saber mais Mario Draghi BCE estabilidade de preços governos intervenção
Outras Notícias