Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

É hora de começar a pensar em subir as taxas de juro, diz membro do BCE

Juergen Stark alerta para os riscos de inflação associados à manutenção de taxas baixas por um período de tempo demasiado longo.

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 11 de Outubro de 2010 às 10:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
O Banco Central Europeu deveria começar a equacionar uma subida nas taxas de juro de referência, já que as baixas taxas actuais podem alimentar pressões inflacionistas, defende Juergen Stark, um membro do Conselho Executivo do BCE.

“Temos plena consciência de que manter uma política monetária acomodatícia por demasiado tempo pode trazer grandes riscos para a nossa economia e, em última análise, para a estabilidade dos preços no médio prazo”, disse o alemão, em entrevista à revista Emerging Markets, citada pela agência Dow Jones.

“Assim sendo, a política do BCE quanto a taxas de juro e prestação de liquidez será ajustada de forma oportuna e adequada”, pode ler-se na entrevista.

O responsável da autoridade monetária liderada por Jean-Claude Trichet (na foto) reconhece que “a recuperação dos mercados financeiros ainda é frágil”, mas ainda que antecipe que “as taxas de inflação se mantenham moderadas, há um risco de que os preços acelerem mais do que o previsto”.

Ver comentários
Outras Notícias