Europa Economia alemã contrai 2,2% e já está em recessão

Economia alemã contrai 2,2% e já está em recessão

O PIB já tinha registado uma evolução negativa no quarto trimestre, pelo que a maior economia europeia está já em recessão.
Economia alemã contrai 2,2% e já está em recessão
Nuno Carregueiro 15 de maio de 2020 às 10:05

A pandemia da covid-19 penalizou fortemente a economia alemã, que entrou oficialmente em recessão técnica, mas o desempenho é menos negativo do que o registado nas economias vizinhas de França e Itália.

 

O PIB da Alemanha contraiu 2,2% no primeiro trimestre, face aos três meses anteriores. Trata-se da quebra mais forte desde 2009, quando o mundo foi afetado por uma crise finaneira.

 

O instituto de estatística alemão reviu em baixa o desempenho no quarto trimestre, com o PIB a registar uma contração de 0,1%.

 

Com dois trimestres de queda do PIB em cadeia, a maior economia europeia está já oficialmente em recessão técnica. E o pior estará ainda para vir, uma vez que o efeito da pandemia covid-19 está a ser mais forte neste segundo trimestre.

 

Ainda assim a Alemanha conseguiu um desempenho superior ao de Itália e França, que registaram contrações de 4,7% e 5,8%, respetivamente.

 

Os dados revelados esta manhã pelo Eurostat mostram que o PIB da Zona Euro contraiu 3,8% face aos últimos três meses de 2019.

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI