Conjuntura Economia europeia a caminho do melhor trimestre em oito anos  

Economia europeia a caminho do melhor trimestre em oito anos  

A economia europeia continua a dar sinais de forte crescimento, sendo que a expansão terá acelerado no primeiro trimestre para o ritmo mais forte em oito anos.
Economia europeia a caminho do melhor trimestre em oito anos   
Bloomberg
Negócios com Bloomberg 21 de fevereiro de 2018 às 09:59

O índice de gestores de compras PMI para a Zona Euro recuou em Fevereiro para 57,5 pontos, contra 58,8 em Janeiro, anunciou a IHS Markit que, ainda assim, aponta para um ritmo de expansão forte na Zona Euro.

 

De acordo com a IHS Markit, a actual leitura deste índice, que mede a actividade do sector dos serviços e indústria, aponta para um crescimento do PIB de 0,9% no primeiro trimestre na Zona Euro, o que a confirmar-se representa o ritmo de expansão mais forte em oito anos.

 

A melhoria do sentimento dos empresários "é um bom presságio, sugerindo que as empresas acreditam que este abrandamento será temporário", refere Chris Williamson, "chief business economist" da IHS Markit, adiantando que o "a taxa de crescimento permanece impressionante".

 

O relatório da IHS mostra ainda que o crescimento das encomendas abrandou em Fevereiro para o ritmo mais baixo em cinco meses, embora a taxa de crescimento das contratações esteja ao nível mais elevado em 17 anos.

 
Nas duas maiores economias do euro, a actividade económica abrandou em França enquanto a economia alemã terá crescido ao ritmo mais forte em sete anos no primeiro trimestre.

 

O bom arranque de ano na economia europeia surge depois de em 2017 o PIB da Zona Euro ter crescido 2,5%, o que traduz o crescimento mais forte em dez anos.

 

   




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
Anónimo 21.02.2018

Tudo onde o Centeno toca transforma-se em ouro e diamantes. Granda Centeno! Porreiro pá! Portugal já parece o de 2008.

General Ciresp 21.02.2018

Foi preciso esperar 8 anos para ver resultados da medida draghi,mas,mas,mas ainda e preciso ver as consequencias q tudo isto vai trazer no futuro.Um pobre miseravel como eu nunca soube o q foi um pai-natal,mas quem sabe diz q ele nao existe.

pub