Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Economia, energia e fundos soberanos à mesa dos líderes

Os líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia chegam esta tarde a Bruxelas para a cimeira de Primavera, tradicionalmente dedicada aos assuntos económicos e ao balanço da aplicação da Estratégia de Lisboa (aprovada em 2000, na capital portuguesa) que

Negócios 13 de Março de 2008 às 00:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia chegam esta tarde a Bruxelas para a cimeira de Primavera, tradicionalmente dedicada aos assuntos económicos e ao balanço da aplicação da Estratégia de Lisboa (aprovada em 2000, na capital portuguesa) que prometia projectar a Europa para a liderança da economia mundial.

Com a crise financeira em pano de fundo, e a valorização do euro aparentemente imparável, o essencial das conversações deverá, porém, centrar-se sobre a conjuntura económica actual.

De acordo com o projecto de conclusões do encontro, que amanhã termina, os dirigentes europeus preparam-se para voltar a sublinhar que a economia europeia tem condições para atravessar esta vaga de instabilidade dos mercados financeiros, sem correr o risco de afundar. E que não há necessidade de uma política expansionista à escala europeia, que, em última análise, poderia levar alguns países do euro (caso de Portugal) a correr abertamente o risco de voltar a violar o limite de 3% para o défice orçamental.

A receita a seguir é a Estratégia de Lisboa, lê-se no projecto de conclusões citado pela agência Lusa, e redobrar os esforços nas áreas onde os resultados deixam mais a desejar, nomeadamente na integração dos mercados energéticos.

Os líderes irão ainda dar o seu apoio público à iniciativa recentemente avançada pela Comissão Europeia, que pediu aos fundos soberanos que aceitem submeter-se voluntariamente a um código de conduta, que deverá estar elaborado "até ao fim do ano", de modo a garantir o mínimo de transparência sobre as suas operações e sobre o modo e objectivos com que são geridos.

Ver comentários
Outras Notícias