Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Economia portuguesa vai continuar a crescer menos que os parceiros europeus até 2010

A economia portuguesa vai continuar a crescer a um ritmo inferior aos seus parceiros da Zona Euro até 2010, embora seja de esperar uma ligeira aceleração da actividade económica este ano e no próximo, prevê a Organização para a Cooperação e Desenvolviment

Negócios negocios@negocios.pt 20 de Abril de 2006 às 10:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A economia portuguesa vai continuar a crescer a um ritmo inferior aos seus parceiros da Zona Euro até 2010, embora seja de esperar uma ligeira aceleração da actividade económica este ano e no próximo, prevê a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

No relatório hoje divulgado sobre a economia portuguesa, a OCDE diz que Portugal deve crescer em média 1,7% ao ano, entre 2005 e 2010, abaixo dos 2,1% antecipados para o conjunto da Zona Euro (sem o Luxemburgo).

Entre 2000 e 2005, a divergência real entre Portugal e os doze também se verificou, já que o Produto Interno Bruto (PIB) português se expandiu a um ritmo anual de 0,6% - é menos de metade do ritmo da Zona Euro (1,4%).

A organização internacional esclarece ainda que estas não são previsões, mas antes cenários, já que assentam numa série de pressupostos que facilmente se podem alterar nesse horizonte temporal.

Em 2006 e 2007, a economia portuguesa deve recuperar, segundo a OCDE, mas com um ritmo de «crescimento moderado», com a expectativa de uma continuação da expansão do consumo, investimento e exportações.

Mais lidas
Outras Notícias