Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Edifícios licenciados continuam em queda

Os edifícios licenciados em Portugal têm vindo a cair desde 2007, já os edifícios concluídos têm vindo a oscilar, mas registando no segundo trimestre de 2010 um valor superior ao período homólogo.

Ana Catarina Gonçalves 10 de Setembro de 2010 às 12:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, no segundo trimestre de 2010, o número de edifícios licenciados e edifícios concluídos em Portugal foram de 7.1 mil e 10.2 mil edifícios, respectivamente, o que se traduz em variações anuais de -12,9% e 3,7%.

“Estes resultados indicam que a trajectória descendente observada nos últimos trimestres se mantém, embora com uma menor amplitude nas variações negativas”, já que, apesar do valor positivo dos edifícios concluídos no segundo trimestre, estes têm vindo a oscilar desde 2007, com quedas cada vez mais acentuadas, entre as quais, as do primeiro trimestre de 2009.

Dos edifícios licenciados, 69,3% correspondem a construções novas, num aumento de 2,5% face ao primeiro trimestre do ano. Já as construções novas concluídas, registaram uma variação de -4,2% face ao mesmo período.

As regiões de Lisboa e Açores foram as que registaram variações anuais negativas mais elevadas no que diz respeito aos edifícios licenciados. Por sua vez, as regiões do Norte e Centro firam responsáveis por 66,5% dos edifícios licenciados, sendo Lisboa apenas responsável por 11% do total do país.

Quanto às obras concluídas, as variações anuais positivas situam-se nas regiões de Algarve (12,3%), Norte (11,7%), Centro (6,5%) e Madeira (4,7%). Das variações negativas destaca-se os Açores, com -20,3%.

Ver comentários
Outras Notícias