Europa Eleições em Espanha: sondagem dá vitória ao PSOE mas a direita elege mais deputados

Eleições em Espanha: sondagem dá vitória ao PSOE mas a direita elege mais deputados

A sondagem da GAD3 divulgada pela RTVE dá a vitória ao PSOE com 27% dos votos mas é o bloco da direita que reúne mais assentos parlamentares. Resultados finais serão conhecidos às 21h30.
Eleições em Espanha: sondagem dá vitória ao PSOE mas a direita elege mais deputados
reuters
Manuel Esteves 10 de novembro de 2019 às 19:13
O PSOE deverá vencer as eleições deste domingo de acordo com a sondagem divulgada pela RTVE que lhe atribui 27% dos votos com os quais deverá eleger em torno de 123 deputados. A confirmar-se corresponderá a uma ligeira quebra face às eleições de 28 de Abril. 

O PP ganha terreno obtendo 20% dos votos e entre 86 e 90 assentos parlamentares, ou seja mais duas dezenas do que nas eleições anteriores.

A extrema-direita do Vox confirma-se como terceira força política elegendo entre 56 e 59 deputados. Já o Ciudadanos cai a pique, como se esperava, podendo perder mais de 40 deputados para eleger apenas 14 a 15. 

Do lado da esquerda, o partido Unidas Podemos perde também força no Parlamento espanhol, passando de 42 deputados para 30 a 34. 

Deste modo, o bloco da direita parece sair reforçado destas eleições. Juntos, PP, Vox e Ciudadanos conseguem eleger entre 158 e 166 deputados contra os 147 a 156 do PSOE, Unidas Podemos e Más Pais. Uma vez mais as forças políticas regionais serão determinantes para uma solução governativa. 



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI