Justiça Elina Fraga: Nova vice-presidente do PSD está a ser investigada pelo DIAP  

Elina Fraga: Nova vice-presidente do PSD está a ser investigada pelo DIAP  

Também está a ser investigada a gestão de Marinho e Pinto na Ordem dos Advogados, sendo que não há ainda arguidos constituídos neste processo.
Elina Fraga: Nova vice-presidente do PSD está a ser investigada pelo DIAP   
Miguel Baltazar
Negócios 19 de fevereiro de 2018 às 18:17

O mandato de Elina Fraga como Bastonária da Ordem dos Advogados está a ser investigado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), noticiou o Eco, citando a Procuradoria-Geral da República (PGR).

 

"Confirmamos a recepção, em Novembro, na Procuradoria-Geral da República, do relatório de auditoria realizado às contas e procedimentos da Ordem dos Advogados (nos triénios 2011/2013 e 2014/2016). Essa documentação foi remetida ao DIAP de Lisboa, onde deu origem a um inquérito que se encontra em investigação", referiu fonte do gabinete de Joana Marques Vidal ao jornal.

 

De acordo com a mesma fonte, também está a ser investigada a gestão de Marinho e Pinto na Ordem dos Advogados, sendo que não há ainda arguidos constituídos neste processo e que a investigação do DIAP advém da queixa feita pelo Conselho Geral da Ordem dos Advogados à PGR.

 

A auditoria encomendada pelo actual bastonário, Guilherme de Figueiredo, revela um "descontrole orçamental, verbas espalhadas em 200 contas bancárias, uma deficiente gestão de tesouraria, funcionários com remunerações muito díspares, funcionários a auferir ordenados mas sem as regras da instituição o preverem e o incumprimento do Código da Contratação Pública com a aquisição de serviços sem qualquer consulta ao mercado".

 

Em declarações ao Eco, Elina Fraga diz desconhecer "em absoluto qualquer investigação".

 

Elina Fraga foi a escolha mais polémica de Rui Rio para os órgãos sociais do PSD, pois a nova vice-presidente do PSD atacou fortemente o anterior governo liderado por Passos Coelho, precisamente quando estava à frente da Ordem dos Advogados. 




pub