Conjuntura Em Portugal só região de Lisboa supera média europeia em riqueza por habitante

Em Portugal só região de Lisboa supera média europeia em riqueza por habitante

Por pouco. Em 2016, o PIB per capital da área metropolitana de Lisboa correspondia a 102% da média da União Europeia. Portugal regista em média 77%, o quinto valor baixo da Zona Euro. Londres é a região mais rica e o Reino Unido é o mais desigual.
Em Portugal só região de Lisboa supera média europeia em riqueza por habitante
Bruno Simão/Negócios
Catarina Almeida Pereira 28 de fevereiro de 2018 às 15:30

A área metropolitana de Lisboa é a única região do país que registou, em 2016, um PIB per capita superior à média da União Europeia. Os dados divulgados esta quarta-feira, 28 de Fevereiro, pelo gabinete de estatísticas europeu mostram que neste indicador sobre a riqueza produzida, que também tem em conta o poder de compra, Lisboa fica a 102% da média da União Europeia.

Globalmente, o PIB per capita português corresponde a 77% da média da União Europeia, melhorando ligeiramente face ao passado, mas situando o país como o quinto da Zona Euro que menos produz por pessoa.

Todas as outras regiões portuguesas ficam abaixo neste indicador que tem em conta o número de habitantes. A seguir à região metropolitana de Lisboa surgem, por esta ordem, o Algarve (81% da média europeia), o Alentejo (73%), o Centro (68%) e, finalmente, o Norte (65%).

Se ignorarmos o número de habitantes o Norte surge como a segunda região que mais contribui para o PIB (29%), logo a seguir à área metropolitana de Lisboa.

Entre os países da Zona Euro, a riqueza produzida por habitante em Portugal só fica à frente da Estónia, da Grécia, de Letónia ou da Lituânia.

Londres lidera num país desigual

Numa altura em que o Reino Unido negoceia a saída da União Europeia, os dados do Eurostat vêm mostrar que a lista onde há grandes disparidades é liderada pelo centro de Londres (Inner London - West), onde o PIB per capita medido em paridades de poder de compra corresponde a 611% da média da União Europeia.

Os gráficos também mostram que o Reino Unido é o país com as maiores disparidades entre regiões.




Portugal não tem qualquer região na lista das mais ricas, onde também estão o Luxemburgo, Bruxelas, Hamburgo ou a capital irlandesa.

Já da lista de regiões com menor PIB per capita constam várias localidades da Grécia, da Polónia, ou da Hungria.