Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Emprego e horas trabalhadas caem em Abril nos serviços

O emprego e as horas trabalhadas nos serviços diminuíram em Abril, enquanto as remunerações efectivas aumentaram mais de 1%.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 17 de Junho de 2005 às 15:00

O emprego e as horas trabalhadas nos serviços diminuíram em Abril, enquanto as remunerações efectivas aumentaram mais de 1%.

O emprego nos serviços diminuiu 0,9% em Abril quando comparado com o período homólogo do ano anterior. A secção que mais influenciou o comportamento do índice foi o de «Comércio por grosso; reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico», ao registar uma variação negativa de 2,8% face ao período homólogo.

Face ao mês anterior, o emprego nos serviços apresentou um crescimento de 0,7%. A variação média nos últimos 12 meses foi nula, o que representou um decréscimo de 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao observado no mês anterior.

As remunerações no período em análise cresceram 1,1% em termos homólogos. As secções de «transportes, armazenagem e comunicações» e de «actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas» foram as que mais dinamizaram o índice geral, com variações homólogas de 3,1% e de 1,7%, respectivamente.

A variação mensal do índice geral das remunerações foi nula. A variação média nos últimos 12 meses das remunerações situou-se em 2,7%, reduzindo-se em 0,3 p.p. relativamente ao registado no mês anterior.

Em Abril, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, o volume de trabalho nos serviços diminuiu 2,5%.

Este comportamento foi influenciado, principalmente, pelo comportamento negativo observado na secção de «comércio por grosso; reparação de veículos automóveis, motociclos e de bens de uso pessoal e doméstico» que recuou 5%.

Face ao mês de Março, as horas efectivamente trabalhadas nos serviços apresentaram uma variação negativa de 2,4%. A variação média nos últimos 12 meses situou-se em 0,1%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio