Coronavírus Empresários pedem isenção nas comissões das linhas de crédito

Empresários pedem isenção nas comissões das linhas de crédito

As linhas de crédito têm comissões que os empresários querem ver suprimidas. Este é um dos resultados do inquérito realizado pelo Instituto Kaizen em Portugal.
Empresários pedem isenção nas comissões das linhas de crédito
DR
Negócios 16 de abril de 2020 às 07:10

Os empresários portugueses pedem mais medidas de apoio para fazer face ao impacto da pandemia de covid-19. Num inquérito realizado pela consultora Kaizen Institute, que abrange 220 presidente executivos e administradores de médias e grandes empresas, concluiu-se que os programas de apoio em vigor, como o "lay off simplificado" e a flexibilização nos impostos não são suficientes. 

E, por isso, "por considerarem que estas medidas não estão a ser suficientes", os empresários indicaram várias outras iniciativas que gostariam que fossem implementadas. Isenção de comissões nas linhas de crédito foi a medida pedida por 40% dos inquiridos, que referiram ainda a necessidade de adotar apoios financeiros às famílias ou ainda possibilitar a isenção de contribuições sociais a empregadores que optem por pagar acima dos valores previstos pela lei em caso de lay-off".

Das empresas inquiridas metade já recorreram ao lay off simplificado e 43% já recorreu ou pretende recorrer à flexibilização do pagamento de impostos, segundo o barómetro Kaizen, a que o Negócios teve acesso.

As consequências da pandemia que originou um confinamento geral já estão a ser sentidas, de acordo com o mesmo barómetro, tendo já muitas empresas reduzido o número de trabalhadores.E 54% diz ter pelo menos um quarto dos trabalhadores em teletrabalho, que dizem - em 57% dos casos - que resulta numa menor eficiência e desempenho.

Mas muitas garantiram estar preparadas para manter a atividade. Mas a maioria das empresas prevê que seja necessário um período de 6 a mais de 12 meses para retomar a atividade.

O Barómetro Kaizen é um estudo de opinião que o Instituto Kaizen em Portugal realiza semestralmente, mas que fez uma edição especial a propósito da covid-19.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI