Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CCP: Bloqueio do Citius agrava problemas de tesouraria das empresas

O bloqueio do Citius está agravar os problemas de tesouraria, refere o presidente da CCP. Em causa estão os atrasos nas decisões sobre processos de dívida, litígios contratuais ou insolvências.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...

Os atrasos nas decisões sobre processos de dívida, sobre litígios contratuais ou insolvências, agora agravados pelo bloqueio do Citius, estão a afectar a tesouraria das empresas, referiu esta quarta-feira o presidente da Confederação do Comércio e Serviços (CCP), João Vieira Lopes.

 

O bloqueio do Citius "agrava a tesouraria e, nalguns casos, compromete a viabilidade das empresas", ao mesmo tempo que cria um "sentimento de impunidade" num país que já tem "um problema de pagamentos em atraso", disse o presidente da CCP, em declarações ao Negócios.

 

João Vieira Lopes destaca três situações concretas: o atraso na decisão sobre processos de dívidas, de cuja cobrança dependem algumas empresas, sobretudo numa altura de dificuldade no acesso ao crédito; o atraso na resolução de lítígios contratuais, por exemplo na área da representação do produto; e a paralisação dos processos de insolvência, já noticiada, que na prática adia a recuperação do dinheiro por parte dos credores.

 

"A morosidade da Justiça portuguesa e a falta de vocação para determinadas áreas económicas é já um indicador negativo para a atracção de investimento. Esta perturbação ainda o vai agravar", resume o presidente da CCP.

 

João Vieira Lopes vai levantar a questão na próxima reunião de concertação social, marcada para segunda-feira, dia 6 de Outubro.

 

Esta terça-feira o ministério de Justiça anunciou que está a preparar "um projecto legislativo para salvaguardar eventuais problemas decorrentes dos transtornos gerados", mas não revelou o seu conteúdo. Magistrados e advogados têm reclamado a suspensão dos prazos processuais durante o período em que a plataforma informática estiver parada.

Ver comentários
Saber mais Citius João Vieira Lopes CCP
Outras Notícias