Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Encomendas à indústria nacional caem 7,4% em Novembro

As novas encomendas recebidas pelas empresas industriais portuguesas diminuíram 7,4% em Novembro de 2004, face ao mesmo mês do ano anterior, «principalmente em resultado da quebra generalizada da procura interna», revelou hoje o Instituto Nacional de Esta

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 10 de Janeiro de 2005 às 11:02
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As novas encomendas recebidas pelas empresas industriais portuguesas diminuíram 7,4% em Novembro de 2004, face ao mesmo mês do ano anterior, «principalmente em resultado da quebra generalizada da procura interna», revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística.

Segundo a mesma fonte, a componente mercado nacional «foi a origem principal, embora o mercado externo apresentasse igualmente uma variação negativa». As novas encomendas recebidas na indústria com origem no mercado nacional, quando comparadas com o mesmo trimestre do ano anterior caíram 9% em termos homólogos.

Para esta variação, contribuíram todos os agrupamentos com variações homólogas negativas, com o agrupamento de «Bens de Consumo», que contribuiu com menos 8,4 pontos percentuais», a influenciar «de forma determinante a descida do índice geral», explica o INE.

As encomendas recebidas na indústria com origem no mercado externo diminuíram 5,1% no mês em análise face a igual período do ano anterior. As diminuições verificadas nos agrupamentos de «Bens de Consumo Total» (menos 22,2%) e no de «Bens de Investimento» (menos 11,2%), com contribuições de 4,9 e de 3,1 pontos percentuais negativos respectivamente, «foram determinantes para o resultado do índice geral».

Ver comentários
Outras Notícias